Vacinas para parvovirose canina, cinomose, hepatite infecciosa canina e raiva são consideradas essenciais, ou seja, todos os cães independentemente da sua localização geográfica e estilo de vida precisam tomar. Outras vacinas, como as de Leptospirose ou vacinas contra a gripe canina, podem ser uma boa ideia, dependendo de onde você mora e do nível de risco do seu cão. Converse com seu veterinário. Ele é a pessoa mais indicada para aconselhá-lo.
Em geral, um veterinário administrará uma série de vacinas no início da vida de um animal para ajudá-lo a desenvolver imunidade contra várias doenças. Animais adultos precisam de reforços para ajudar a manter sua imunidade. Seu veterinário avaliará os fatores de risco de seu animal de estimação e recomendará o melhor programa de vacinação para o seu pet de forma individual.
A maneira como um animal individual reage a uma vacina depende de vários fatores, incluindo sua idade, saúde geral e o tipo de vacinação que recebeu. O mais comum, é que o animal não apresente nenhum sintoma ou reação pós vacinal. Mas pode acontecer do seu cão se sentir um pouco cansado ou ter uma leve febre ou não sentir muita vontade de comer. Esses sinais são provavelmente devidos ao sistema imunológico do seu animal de estimação respondendo às vacinas. Se os sintomas persistirem por mais de 48 horas ou forem mais graves, informe o seu veterinário.
Mesmo animais de estimação que vivem dentro de casa podem ser expostos a doenças. Bactérias ou vírus podem ser trazidos para dentro de casa de várias maneiras. E seu animal de estimação sairá para consultas médicas e, possivelmente, para embarque. Então, sim, mesmo animais de estimação que vivem inteiramente dentro de casa devem ser vacinados na maioria dos casos. Converse com seu veterinário para obter mais informações sobre um programa de vacinação adequado ao estilo de vida de seu animal de estimação.